sexta-feira, 8 de julho de 2011

Fique Esperto!!!

Em caso de acidente:








  1. Mantenha-se calmo!!!
  2. Não toque a vítima e solicite-a que não se mova;
  3. Chame o socorro ligando para o Samu, disque 192 (a ligação é gratuita e pode ser feita inclusive pelo celular) e comunique a vítima que o socorro já foi acionado;
  4. Avalie a segurança da área (fogo, fumaça, produtos tóxicos, eletricidade, etc), afaste o perigo da vítima e somente desloque-a em último caso;
  5. Comunique-se o tempo todo com a vítima e procure verificar se ela responde e se respira;
  6. Forneça as informações solicitadas com precisão e calma e cumpra as orientações que o médico regulador fornecer, elas são MUITO IMPORTANTES para a manutenção da vida do paciente; 
  7. Se necessário, solicite apoio de recursos adicionais (Polícia Militar, CEB...).





Assessoria de Comunicação Social
Ascom/Samu 192 DF
ascomsamu192@gmail.com

Mais uma ação solidária do SAMU DF



Você sabe o que fazer em caso de acidente? Ouça o Samu...


Domingo, 10 de julho, das 09 às 17 h, o Samu/DF participará, com tenda de exposição de equipamentos e veículos e orientações de primeiros socorros, da "Ação Solidária e de Cidadania" do Pró-Cidadão em Ceilândia Sul/DF.


A equipe será formada por profissionais de saúde, instrutores do Samu, que participarão como voluntários, levando a comunidade importantes informações de como agir em casos de emergência.


A Ação Solidária acontecerá no Setor P Sul, final da avenida P3, ao lado da quadra 22, 08/12, Igreja IDEPS.
Além do Samu outros parceiros estarão presentes, Igreja Assembléia de Deus IDEPS, SESC/SENAC e Administração da Ceilândia.


PARTICIPE!!!!!



Assessoria de Comunicação Social 
Ascom/Samu192DF
contato:  ascomsamu192@gmail.com

Central única integra Samu e Corpo de Bombeiros

GDF integra atendimento do Samu e dos Bombeiros

Ailane Silva, da Agência Brasília
07/07/2011




O atendimento emergencial prestado pelos militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está unificado. O Governo do Distrito Federal integrou as centrais de dados das duas instituições e o socorro à população, agora, será feito por meio de uma Central Única de Atendimento.

A mudança foi anunciada na manhã desta quinta-feira (07),quando o secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa, assinou a portaria que unifica os serviços. O secretário explicou que a mudança evitará que duas ambulâncias – uma de cada instituição – se desloquem para atender um mesmo chamado. “Trabalhando de forma conjunta será possível salvar mais vidas e reduzir o tempo-resposta para chegar até as vítimas”, destacou.

A partir da medida, todas as chamadas de atendimento médico emergenciais serão transferidas apenas para a Central de Regulação do Samu. O que acontecia é que as pessoas, na expectativa de serem atendidas mais rápido, ligavam para o Samu (192) e também para o Corpo de Bombeiros (193). Assim, ao invés de um, vários veículos se dirigiam para o mesmo local sem necessidade, o que prejudicava outro possível resgate.

Outro ganho é que, antes, os profissionais do Corpo de Bombeiros eram autorizados apenas a realizar procedimentos como massagem cardíaca e ventilação. Agora, eles poderão medicar sob regulação médica (telemedicina), quando um médico regulador, a partir dos sintomas do paciente, orientará os bombeiros sobre qual medicação usar.

A coordenadora médica do Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros, major Vilany Mendes Felix, explica que isso ajudará a desafogar as emergências dos hospitais em aproximadamente 40%, uma vez que o uso da medicação resolve o problema em muitos casos. “Em um caso de um paciente com hipertensão, por exemplo, será avaliado se ele precisa só de uma medicação ou se é necessário encaminhá-lo ao hospital”, afirmou.

Ainda de acordo com a major, a parceria faz com que o DF esteja acima do padrão mínimo de profissionais e ambulâncias por grupo de habitantes. “Podemos equiparar os serviços a padrões internacionais usados por países como a França”, comemorou.

Estratégica 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Márcio Matos, avaliou que a unificação do atendimento é mais uma prova de que a Secretaria de Saúde do Distrito Federal está gerindo os serviços públicos de forma mais estratégica e operacional. “Nossos recursos públicos, tanto os materiais quanto o tempo de execução das tarefas, devem estar de acordo com a necessidade da população”, destacou.

O subcomandante do grupamento de atendimento em emergências pré-hospitalar dos bombeiros, major Jeferson Gil Aquino Mangia, disse que a integração já estava sendo testada. “Como é um processo de integração, ainda precisamos fazer alguns ajustes. Fazendo o teste foi possível perceber o que era necessário modificar”, comentou.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, o Samu conta com 31 ambulâncias e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal com mais 24, o que totalizará 55 ambulâncias para atender a população. Isso sem contar os demais veículos e aeronaves das instituições, como motocicletas e helicópteros.