terça-feira, 15 de maio de 2012

Tá vacinado, tá legal!!!




A campanha de vacinação antirrábica na área urbana do Distrito Federal será realizada dias 19 e 26 de maio. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 270 mil cães e gatos. Os animais devem ser vacinados pela primeira vez a partir dos 90 dias de vida e depois disso uma vez por ano.

A raiva é uma doença que afeta o homem e os animais e não tem cura.  Os animais mais expostos são mamíferos em geral, principalmente cães, gatos e morcegos na área urbana, além dos animais domésticos de produção – boi, cavalo, porco e ovelha.  Animais contaminados transmitem a raiva pela saliva ou baba e a vacina é a única forma de prevenção.

O primeiro e único caso de raiva humana cuja transmissão aconteceu dentro da área geográfica do DF, ocorreu em 1978. Em relação à raiva animal, nos últimos anos vem ocorrendo casos em morcegos, além de bois e cavalos na área rural, o que mantém o risco de ocorrência de casos da doença. No ano passado 23.576 animais foram imunizados na área rural do Distrito Federal.

Como evitar a raiva:

1. Após agressão por qualquer animal ou contato com animal suspeito:
• Lavar imediatamente o local com água e sabão.
• Procurar o mais rápido possível a unidade de saúde mais próxima de sua casa.
2. Contato com morcego:
• Todo contato com morcego é considerado grave e a pessoa deve procurar a unidade de saúde.
• Se você acordar e perceber que tem um morcego no seu quarto, procure um serviço de saúde e informe esta situação, para avaliação e providências cabíveis.

Cuidados com o animal agressor: após ser orientada por um profissional de saúde a observação do cão ou do gato que agride uma pessoa, este deve ser observado durante 10 dias, em local seguro que o impeça de fugir ou de atacar outras pessoas. Neste período ele deve ser mantido em boas condições, recebendo comida e água normalmente. Se ele não puder ser observado em casa, ligue para a Diretoria de Vigilância Ambiental (DIVAL). Se ele morrer ou adoecer, deve ser encaminhado para exames na DIVAL.

NUNCA MATE O ANIMAL QUE O AGREDIU!
Caso o animal agressor seja um morcego, se possível, recolha-o com uma pá ou outro objeto, guarde-o num recipiente com tampa e encaminhe-o para a DIVAL.
NUNCA TOCAR NO MORCEGO.

Importante para o controle da raiva:

• Vacinar cães e gatos contra a raiva uma vez por ano.
• Sempre que sair com o animal, levá-lo preso a uma corrente. Evitar que ele fique solto na rua.
• Cães de rua devem ser recolhidos pela DIVAL.
Animal suspeito:
• Cães e gatos: mudam de comportamento, ficam agressivos, não se alimentam e não bebem água, ficam babando.
• Bois: ficam com a boca entreaberta, parecendo engasgados, têm paralisia.
• Cavalos: mudam de comportamento, podendo ficar agressivos, têm paralisia, inicialmente das patas traseiras.
• Morcegos: mudam de comportamento, aparecendo em local e hora não habituais.

Locais de vacinação no www.saude.df.gov.br

fonte: www.saude.df.gov.br

Nenhum comentário: