terça-feira, 15 de maio de 2012

Vacinação contra Influenza acaba dia 25 de maio



Profissionais do SAMU do DF dirijam-se a qualquer posto de saúde, devidamente uniformizado, para vacinar!


LEMBRANDO QUE  a vacinação contra Influenza acaba dia 25 de maio.  A vacinação contra Influenza no Distrito Federal imunizou 29,98% da população alvo, desde o início da campanha, no dia 5 de maio. Até dia 25, crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, trabalhadores de saúde e pessoas com idade a partir de 60 anos devem se dirigir às salas de vacinação da rede pública das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

A campanha tem o objetivo de reduzir a mortalidade, complicações e internações decorrentes de infecções pelo vírus influenza. Segundo levantamento do Núcleo de Imunização da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, até dia 10 de maio foram vacinadas 96.681 pessoas, incluindo  19.977 crianças (30,32% da população alvo), 11.143 trabalhadores da saúde (42,74% da meta), 7.696 gestantes (23,36% do total), além de 57.859 idosos, o que representa 29,28% da população alvo.

A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 80% da população alvo até o fim da campanha, totalizando 322.525 crianças, idosos, gestantes e trabalhadores de saúde. 

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES/DF, a  campanha anual de vacinação contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos imunizados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundarias. As infecções respiratórias agudas constituem um conjunto de doenças frequentes e tem maior incidência na população com mais de 60 anos  e crianças, sendo o vírus da influenza um dos principais agentes etiológicos destas doenças

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de alta transmissão e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirar ou pelas mãos que após contato com superfícies contaminadas podem levar o vírus direto a boca, olhos e nariz.

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas muitas vezes são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre, mal-estar e dor de cabeça. A maioria das pessoas infectadas se recupera em até duas semanas, sem necessidade de tratamento médico. Nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros especiais a infecção pode levar a formas graves como pneumonia e síndrome respiratória aguda grave.

fonte: www.saude.df.gov.br

Nenhum comentário: